Vídeos importantes

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

USA caminham para o seu declínio

Já não é a primeira vez que colocamos aqui um vídeo do brilhante economista Michael Hudson.
Resumo da entrevista


MH fala sobre o fim do dólar como moeda de reserva mundial que acontecerá na próxima cimeira dos  G20.
Não há hipótese dos EUA ganharem a actul guerra de moedas, pedindo à China que cometa suicídio económico como já conteceu com o Japão. Nomeadamente "os EUA querem que a China valorize a sua moeda, que espremam as suas companhias, que vão para a bancarrota para que nos possamos aproveitar à vossa custa, e que os nossos bancos especulem com a vossa moeda para que possam sair do problema em que estão."
Claro que os Chineses riem-se dessa pretensão Americana.

Por isso os EUA vão ter de desvalorizar o USD mas haverá uma invasão do USD em todos os paises para comprar as suas terras as suas empresas e as suas moedas. Teremos "O sistema financeiro americano e os bancos  actuando como um exército atacando as moedas estrangeiras."

Em relação ao G20
Não vai acontecer um acordo uma vez que não há penalidades por quebrá-lo. O que se vai ter são mais promessas quebradas que foi o que os EUA fizeram infelizmente na sua diplomacia durante os últimos 50 anos.

Pergunta: o G20 deu mais poder aos países emergentes, e tem havido mudança no poder que se reflecte nos corpos governativos.

MH: dar a um país voz no FMI é como dar a um embaixador um microfone e dizer-lhe podes ir gritar para Times Square. Não ha qualquer tipo de diferença. A filosofia do FMI é pro-EUA. Só estes têm poder de veto no FMI, e a filosofia deste é que para aumentar a quantidade de recursos tem de se reduzir os níveis de vida e essencialmente impôr austeridade.

Pergunta: E o G20 onde se encaixa aí.

MH: Não se encaixa. (Porque) Tem um corpo teórico que é baseado em austeridade económica para o resto do mundo e "almoço grátis" para os EUA.

MH continua que a balança de pagamentos dos EUA é devido a comércio, e o déficit é causado pela saída de capital dos EUA por gestores, e pelo deficit militar. E os chineses dizem "Nós temos estado a financiar o vosso deficit com os nossos 2,5 triliões de USD em troca de moeda estrangeira, e vocês dispendem o vosso orçamento em custos militares, com acções agressiva contra nós, põem os vossos aviões espiões a bombardear os nossos, interferem nas nossas àguas, querem que paguemos o vosso orçamento militar, para nos ameaçarem para pdermos fazer o que vocês querem? devem ser doidos.

Pergunta : uma vez que os EUA são o país com a maior dívida e a China o pais com maior crédito e os EUA confiam na China para financiar os seus 14 triliões de dívida, que trunfo pode ter o presidente Obama.

MH: Esse é o problema porque Obama não tem nenhum trunfo porque ele precisa do favor da China e de outros países: Brasil Russia e India. Dizem-lhes aceitem as nossas obrigações os nossos USD  ainda que nós não tenhamos maneira de vos pagar de volta, por favor aceitem-nos e deixem-nos comprar os vossos terrenos/empreendimento (real estate) as vossas companhias com dólares que não poderão ser pagos. O que se pode fazer é fazer um embrulho bonito e propôr -- os EUA --falar em equilibrio com os outros países. Mas estes poderão responder vocês não são equilíbrio,  vocês são a causa do desiquilíbrio. Porque é que não fazem o que nos dizem para fazermos? o FMI  diz aos outros países subam as taxas de juro se têm deficit. Vendam a vossa indústria, privatizem se têm deficit.

A China está a tratar as reservas de USD como se se tratasse de uma batata quente. Como é que se livram dela? eles querem fazer duas coisas. 1º querem reciprocar comprando companhias americanas, tal como os EUA quiseram comprar na China. Os EUA dizem-lhes não vos deixamos comprar aqui mas queremos comprar aí. Apesar de os Europeus terem comprado companhias nos EUA -- e outros paises amigos -- os EUA não permitem os chineses comprar. É por isso que os EUA vêm a China como um inimiga o potencial e está na lista de inimigos do pentágono.

OS EuA estão gastando USD no Iraque Afeganistão no Japão, e em múltiplas bases em todo o mundo que é uma das razões do deficit, e é disso que não se está a falar, enbora quando eu vou à China é disso que se fala.

Os EUA têm beneficiado de dois pesos e duas medidas. A dívida americano torna-se um "activo" para outros países. Quando os EUA dispendem mais que o que têm os outros países acabam por ficar com USD, e os EUA é o único país que uma balança deficitária e não aumentou as taxas de juro nem os impostos.

Pergunta: Isto é o que refre no seu livro Super Imperialism em que os EUA têm conseguido que os outros países financiem as guerras americanas. Como é que os americanos defendem isto.

MH principalmente por inércia. depois da segunda gerra mundial os EUA detinha a maior parte do ouro mundial e em 1950 tinham 80% do ouro mundial. Assim o dólar era tão bom como o ouro. Os outros países começaram a acumular dólares porque até 1971 podiam trocá-lo por ouro. Enquanto o dólar era transformável em ouro as pessoas não tinham moeda estrangeira.

Não ha maneira de os EUA pagarem aos governos de outros países  o seu deficit. Porque é um deficit militar de capital e de comércio. Por isso não há interesse que um país acumule dólares nos seus bancos centrais que não podem ser pagos.
E é um princípio matemático uma dívida que não pode ser paga não o será.

É por isso que a China negociou no passado mês- Outubro 2010?-- trocas de moedas com o Brasil, ìndia , Russia, Turquia e Malásia. Trata-se de fazer trocas sem usar o USD. E claro tendo em conta que não se pode investir nos EUA não existe qualquer vantagem em ter dólares.

Assim o efeito de imprimir mais USDs vai tornar a moeda numa moeda pária.
O próximo G20 na Coreia do Sul trará o fim do dólar, a questão é como se o enterra de forma educada. E claro que o poder dos EUA diminuirá



Sem comentários:

Enviar um comentário