Vídeos importantes

domingo, 24 de outubro de 2010

Nova perspectiva para resolver a crise

Por Michael Hudson legendado em Espanhol.

Este brilhante economista afirna que as dívidas no passado em civilizações como a Suméria, Babilónia e até entre os Judeus as dívidas eram canceladas. Os economistas da época observaram que as dívidas cresciam mais que as economias, assim cada vez que um novo rei tomava posse, o mesmo cancelava todas as dívidas e restituia terras que tinham sido retiradas.
Na altura era mais fácil fazê-lo pois não havia um corrupto e tirânico sistema financeiro  com poderes sobre os governantes como actualmente-- MH chama-lhe como muitos : CLEPTOCRACIA. Na altura todas as dívidas eram para como o estado e poratanto era fácil o o mesmo cancelar a dívida.

MH faz uma comparação brilhante que é :
o sistema financeiro ter -se não apenas apoderado como um parasita do seu hospedeiro, mas apoderou-se também do cérebro do mesmo de maneira a que este pense que o sistema financeiro faz parte de si. Daí resultou no refinanciamento/resgate dos bancos um pouco por todo o mundo após a crise de 2008.
Da minha parte gostaria de acrescentar que os estados por praticamente todo mundo inteiro revelaram a sua ineficácia, sobretudo porque agora têm muito mais poder que antes, ao permitir que o sistema financeiro lhes desse ordens, estando totalmente corrompidos por este.

PESSOALMENTE, não deixo de observar este paradoxo: Mais Estado = Menos Eficácia.

Uma reflexão colateral é a da arbitrariedade -- e corrupção-- nos Prémios Nobel.  Se 2 nóbeis da paz (Al Gore + IPCC e Obama) foram dois desastres, os prémios Nobel da economia têm-se revelado igualmente desastrosos. Razão porque suspeito que o comité Nobel PROMOVE A AGENDA DAS ELITES.

Site de MH
http://michael-hudson.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário